sábado, 8 de fevereiro de 2014

De volta ao princípio


Deus amou o mundo...Mas de onde veio o mundo?
Gênesis 1, Hebreus 11:3
Autora: Profa. Dra. Márcia Gonçalves de Oliveira



O maior mistério do mundo é a origem do próprio mundo. Por isso, para sustentar a sua compreensão da origem do mundo, que até hoje sem fé não se explica, o homem desenvolveu muitas teorias para explicar racionalmente na perspectiva limitada do tempo a origem do universo.

As teorias mais conhecidas da origem do mundo são a teoria criacionista e a teoria evolucionista. A teoria criacionista defende que o mundo foi criado sobrenaturalmente por Deus. Já a teoria evolucionista, segundo a teoria de Charles Darwin, defendem que o universo surgiu de uma grande explosão ( o “Big Bang”) e a vida surgiu por processos evolutivos.

O fato é que nenhuma teoria provinda da mente humana jamais explicou a origem do universo. Nem a teoria criacionista e nem a teoria evolucionista podem ser provadas cientificamente. Mas, pela fé, entendemos que os mundos foram criados pela Palavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente (Hb 11:3). E esse entender não vem de observações, como as fez Darwin, mas sim de verdades escritas na Bíblia que os homens que a escreveram não dispunham de conhecimento para afirmá-las e que só foram descobertas depois que a Bíblia foi escrita. São exemplos dessas verdades: a Terra estar suspensa sobre o nada (Jó 26:7), a Terra ser como um globo (Is 40:22) e a ordem lógica da criação descrita em Gênesis 1. Entendemos, portanto, que a mesma Palavra que criou os mundos foi dada pelo Espírito Santo a homens para escreverem as verdades da criação expostas nas páginas da Bíblia.

No princípio criou Deus os céus e a Terra. A Terra era sem forma e vazia, não havia luz e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn 1:1-2). E, pela Palavra de Deus “Haja Luz”, houve luz e Deus fez separação entre dia e noite e foi-se o primeiro dia da linha do tempo iniciada por Deus. Depois fez-se o firmamento e a separação das águas que já existiam. Depois veio a vida. Como já existiam luz, água e terra, ordenou Deus que a terra produzisse vegetais. Depois, fez Deus os luminares do dia e da noite como marcadores do tempo para sinalizar dia e noite, estações e anos. Em seguida, Deus fez as águas produzirem animais marinhos. Depois criou os répteis que povoavam as águas (que poderiam ser anfíbios e répteis), as aves e os animais selváticos e domésticos. Por último, Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e também a mulher. Observe que a ordem de criação descrita na Bíblia coincide com a ordem de evolução das espécies. Mas a Bíblia foi escrita primeiro do que a teoria da evolução das espécies.

Jesus existiu desde o princípio. No princípio ele estava com Deus e ele era Deus (João 1:1). Mas ele ainda estava na dimensão da eternidade, como o Pai e o Espírito Santo. E os três eram um só, já que Jesus e o Espírito Santo eram o próprio Deus. Os três em um fizeram o homem a imagem e semelhança do próprio UM. Por isso, Deus disse “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...” (Gn 1:26).

Questões

1 - Explique segundo a dimensão da eternidade e do tempo a origem de Deus e do homem?

2 – Quando Jesus esteve na dimensão eterna e na dimensão do tempo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário