quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Quatro mães e um só povo

Quatro mães e um só povo

...para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus

Leitura Bíblica: Gênesis  29-30



A Bíblia conta a história de duas irmãs, Léia e Raquel. Elas se casaram com Jacó e disputaram o amor dele. Léia, embora pouco atraente por causa de uma deficiência nos olhos, temia ao Senhor. Raquel, porém, mesmo sendo formosa à vista, era estéril e tinha inveja de sua irmã.

Jacó apaixonou-se por Raquel à primeira vista. Amou-a tanto que ofereceu sete anos de trabalho a Labão, o pai de Raquel, para tê-la como sua esposa. Depois que Jacó concluiu os sete anos de serviço prometidos a Labão, chegou-se o tempo de Raquel ser-lhe dada em casamento. Labão, porém, enganou Jacó e, na noite de núpcias, em vez de trazer Raquel, trouxe Léia, a sua filha mais velha, para deitar-se com Jacó e tornar-se sua primeira mulher.

Depois de passar a semana de lua-de-mel com Léia, Jacó casou-se com Raquel e, por ela, trabalhou mais sete anos para Labão. Jacó amou Raquel mais do que a Léia. Por isso, começaram as desavenças na família de Jacó.

Vendo o Senhor Deus que Léia era desprezada por Jacó, abriu-lhe a madre e deu-lhe filhos. Por isso, por cada filho nascido, ela louvava o Senhor dando à criança um nome com significado de exaltação a Deus. Os primeiros filhos de Léia chamaram-se Rúben, Simeão, Levi e Judá, que significam, respectivamente, “Eis um filho”, “Deus ouviu”, “Uniu” e “Louvor”.

Raquel, sendo estéril, ardeu-se de inveja de sua irmã, que já dera quatro filhos homens a Jacó. Então Raquel despejou toda a sua raiva em Jacó, dizendo-lhe: Dá-me filhos, senão morro!! Jacó, enfurecido, revidou: estou eu no lugar de Deus que te impediu de engravidar? Vendo-se em desvantagem em relação a sua irmã, Raquel teve a ideia da barriga de aluguel, como no passado fizera Sara, mulher de Abraão. Para isso, deu sua serva Bila a Jacó para que ela tivesse filhos dele. 

Os filhos que Bila deu a Jacó chamaram-se Dã, que significa “Fazer justiça”, e Naftali, que significa “Minha luta”. Em vez de louvor a Deus, os nomes desses dois filhos evidenciaram que Raquel competia com a sua irmã.


Léia, cessando a sua capacidade de gerar filhos, copiou a ideia de sua irmã e deu sua serva Zilpa para ter filhos com Jacó.

Os filhos que Zilpa deu a Jacó no lugar de Léia chamaram-se Gade e Aser que significam, respectivamente, “Sorte” e “Feliz”.

O tempo passou, mas Deus ainda não havia encerrado o tempo fértil de Léia. Por isso ela  conseguiu de seu próprio ventre gerar mais dois filhos e uma filha para Jacó: Issacar, Zebulom e Diná que significam, respectivamente, “salário”, “morada” e “julgada”.

Deus  também se lembrou de Raquel e de seu sofrimento por ser uma mulher estéril. Ele a ouviu abrindo seu ventre para trazer à luz filho mais amado de Jacó. Mas Raquel, em vez de louvar a Deus pela bênção,  vibrando porque sua vergonha fora tirada,  pediu que Deus lhe acrescentasse outro filho.  Por isso ela deu o nome de seu filho José, que significa “Ele acrescenta”. Deus acrescentou mais um  filho a Raquel, mas ela morreu no parto chamando a criança nascida de Benoni (“Filho da minha dor”), mas Jacó o chamou de Benjamim (“filho da minha direita”).

Léia e Raquel foram abençoadas com a graça de serem mães em condições desfavoráveis: Léia não era amada e Raquel era estéril. Do ventre de Léia, a partir de seu filho Judá, veio a linhagem de Davi que gerou Jesus. Do ventre de Raquel, veio José, que, tornando-se pela mão de Deus governador de todo o Egito, salvou todos os descendentes de Jacó da morte por causa de uma fome que assolou a terra em seu tempo. Já as servas Zilpa e Bilha, ao contrário de Agar que se exaltou e foi expulsa por Sara da casa de Abraão, fizeram parte da família de Jacó e formaram junto com suas senhoras Léia e Raquel um só povo, a grande nação de Israel.

Sara, Rebeca, Léia, Raquel, Zilpa e Bilha foram as mães da promessa de Deus a Abraão de formar a partir dele uma grande nação tão numerosa como as estrelas do céu. Do ventre estéril de Sara deu-se origem à grande nação. Do ventre também estéril de Rebeca, saíram duas nações divididas e, dos ventres de Léia, Raquel, Zilpa e Bilha formou-se um só povo, uma só nação, a grande nação de Israel. E dessa grande nação, eleita para abençoar todas as famílias da terra, veio o messias, que é cristo,para salvar toda a humanidade de seus pecados.

Atividades

1.       Quais as contribuições de Léia e Raquel para o plano de redenção da humanidade?


2.       Escreva uma defesa e uma acusação para Léia e Raquel.


 3.    Que aplicação para os dias a história de Léiae Raquel traz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário