sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Caminho para a Promessa

O Caminho para a Promessa

Gênesis 11:26-32; Gn 12-15

...Como crereis, se vos falar das celestiais? 


Dos descendentes de Sem foi gerado um homem chamado Tera que, após viver setenta anos, gerou três filhos: Abrão, Naor e Harã. Abrão casou-se com Sarai, sua meia-irmã, filha de seu pai, mas não de sua mãe (Gn 20:12). Naor, casou-se com Milca. Harã gerou a Ló, mas morreu em Ur dos caldeus, terra onde nasceu e viveu com a sua família.

Certo dia, depois que seu filho Harã morreu, Tera foi embora de Ur levando consigo seu filho Abrão, sua nora Sarai e seu neto Ló. Seguindo um longo caminho, Tera partiu rumo à terra de Canaã. Porém, ao chegar a Harã, Terá desistiu de continuar a sua viagem. Em Harã, ele viveu com sua família e morreu aos duzentos e cinco anos de idade. 

Embora a família de Tera tivesse se estabelecido em Harã, Deus resolveu dar continuidade à jornada de Terá rumo à terra de Canaã. A posição de Canaã era estratégica para que o plano de salvação alcançasse o mundo, já que a região próxima do Mar Mediterrâneo unia a África, a Ásia e a Europa, sendo, por isso, uma região altamente disputada pelos grandes impérios da antiguidade.

Para formar em Canaã um grande nação que abençoaria todas as famílias da terra, Deus chamou Abrão, filho de Tera. Abraão então, com Sarai sua esposa e com Ló, seu sobrinho, partem de Harã rumo à terra prometida para ser a nação abençoadora do mundo, mas com um sonho maior de alcançar a pátria celestial (Hb 11:10).  Pela fé, Abrão, sem saber para onde ia, mas sabendo onde iria chegar, abraçou a promessa de Deus. E crendo em Deus, Abrão tornou-se um homem muito próspero, herdou um boa terra, foi homem de influência, profeta e  pai de uma grande nação, que é hoje um país de primeiro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário