domingo, 5 de abril de 2015

Um memorial eterno de redenção

 Um memorial eterno de redenção 
... para que o mundo fosse salvo por ele
Textos-base: Êxodo 12:1-28,42-51



A Páscoa, que no hebraico significa “passagem”, é uma festa judaica anual instituída por Deus como um memorial da redenção dos israelitas depois de quatro séculos de escravidão no Egito. Para os hebreus, conforme a Palavra do Senhor, a Páscoa era uma celebração perpétua para lembrar a noite em que os primogênitos do Egito foram mortos e os Israelitas que tinham a marca de sangue de cordeiro nos umbrais de suas portas foram salvos da morte.  A Páscoa também lembrava que,  naquela mesma noite, Faraó permitiu os israelitas, suas famílias e seus rebanhos saírem do Egito.
A Festa de Páscoa, também conhecida como festa dos pães asmos, era comemorada a partir do décimo quarto dia do mês Abibe, que marca o início do calendário religioso de Israel. Na festa, cada família deveria preparar um cordeiro ou cabrito. As famílias pequenas poderiam convidar os vizinhos de forma que o cordeiro ou cabrito preparado fosse suficiente para alimentar as pessoas presentes na casa  e para não haver sobras para o dia seguinte.
O animal deveria ser sem defeito e deveria ser sacrificado no crepúsculo da tarde. De acordo com o historiador Flávio Josefo, era costume na páscoa sacrificar o animal perto das três horas da tarde. 

Após o sacrifício, o sangue do animal deveria ser posto nos umbrais das portas das famílias que participavam da páscoa. Já a carne do animal não poderia ser comida crua nem cozinhada em água e nenhum de seus ossos poderia ser quebrado. O que sobrasse deveria ser totalmente queimado.
A refeição de Páscoa era realizada às pressas e os seus participantes comiam o cordeiro assado com pães sem fermento e ervas amargas. Fazia também parte do ritual pascal os participantes estarem vestidos para sair, com sandálias nos pés e cajado nas mãos sinalizando uma despedida.
A Páscoa, no Antigo Testamento, celebrava a redenção do povo hebreu, mas seu simbolismo apontava para uma redenção maior, isto é, para a redenção da humanidade de seus pecados através do sacrifício do próprio filho de Deus. Desse modo, no Novo Testamento, a Páscoa também assume o significado de salvação, mas o sacrifício é definitivo e a bênção da redenção é estendida para todas as famílias da terra, conforme a promessa de Deus a Abraão.
O sangue do sacrifício pascal simbolizava a expiação, as ervas amargas significavam a amargura do cativeiro e os pães asmos, a santidade. À luz do Novo Testamento, a Páscoa ilustra o sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).
Como o cordeiro pascal não deveria ter defeito algum, Jesus não teve pecados. O sangue do cordeiro pascal marcou os que seriam salvos. Da mesma forma, o sangue de Jesus marcou os salvos purificando-os de seus pecados. Perto das três horas da tarde, era sacrificado o cordeiro de páscoa e nenhum dos seus ossos poderia ser quebrado. Perto das três horas da tarde, Cristo morreu em sacrifício vivo pela humanidade, nenhum dos seus ossos foi quebrado e o seu corpo não ficou pendurado na cruz até o dia seguinte.
Para os judeus, a Páscoa continua sendo um memorial da libertação da escravidão no Egito pela mão de Deus. Para os incrédulos, a Páscoa é um conto de coelhos e ovos de chocolates. Mas para os cristãos, a Páscoa traz à memória a morte e ressurreição de Jesus  que, pela marca do seu próprio sangue,  confere perdão,  salvação e   vida eterna para todos  os que nele crêem.

Atividades


1.                  Por que, por quem, quando e onde a Páscoa foi instituída?


2.                  Qual o significado da Páscoa antes e depois de Cristo?


3.        Para você qual é a parte principal do ritual de Páscoa? O que significa essa parte para os antigos hebreus e para você hoje?

4. Por que hoje os sacrifícios não são mais necessários para redenção de pecados?

3 comentários:

  1. Não tem a continuação?

    Adorei o seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Eu escrevi todas as historias ate juizes. Estão em pdf, vou colocando aqui aos poucos...
      se quiaer posso enviar os pdfs para vc por email :)

      Excluir
    2. Obrigada! :)
      Eu escrevi todas as historias ate juizes. Estão em pdf, vou colocando aqui aos poucos...
      se quiaer posso enviar os pdfs para vc por email :)

      Excluir