quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A Travessia

A Travessia

... para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus.

Textos-Bases: Êxodo 12, 13, 14:10-31



Um dos fenômenos mais memoráveis das manifestações sobrenaturais do poder de Deus foi a travessia do Mar Vermelho. Pela mão de Deus o mar vermelho dividiu-se em duas paredes e um forte vento oriental soprou durante toda a noite mantendo o mar aberto para que os israelitas saíssem do Egito.
Após a morte dos primogênitos egípcios e a consagração dos primogênitos israelitas, os Egípcios pressionaram os israelitas para saírem do Egito, mas foram generosos para com eles fornecendo-lhes ouro, prata, vestimentas e tudo o mais que eles pediram (Ex.3:21-22; Gn 12:36). Conforme a palavra do Senhor, depois de quatrocentos e trinta anos de escravidão, os israelitas não sairiam de mãos vazias do Egito.
Ao partir do Egito com os Israelitas, Moisés levou consigo os ossos de José, pois este, antes de morrer, pediu que os israelitas levassem do Egito os seus ossos, profetizando que o Senhor um dia tiraria sua família de lá.

Quatrocentos e trinta anos se passaram, mas chegou o dia do qual José havia falado. Com suas famílias, bens, rebanhos e com os presentes que receberam dos egípcios, os israelitas saíram do Egito conduzidos pelo Senhor. Durante o dia, o Senhor guiava-lhes com uma nuvem e durante a noite, com uma coluna de fogo.
Durante a partida, o coração de Faraó voltou atrás e ele resolveu perseguir os israelitas enviando os seus exércitos com seus carros atrás deles. Os israelitas, porém, saíram afoitos em retirada das terras egípcias.
Os israelitas já sabiam que estavam saindo do Egito por várias intervenções milagrosas da mão do Senhor. Porém, diante da perseguição de Faraó, temeram e começaram a se queixar com Moisés por que ele os tirou do Egito para deixá-los morrer no deserto. Moisés levou as queixas do povo a Deus. Mas o Senhor disse a Moisés por que vir a Ele quando deveria mandar o povo marchar e continuar a jornada. Depois da ordem para o povo se aquietar e confiar no Senhor, Deus mandou Moisés estender a mão sobre o mar para que este se abrisse para os israelitas passarem em seco pelo meio dele.
Durante a noite, os israelitas atravessaram o Mar Vermelho com as suas águas dispostas em paredes. Depois o Anjo do Senhor e a nuvem que conduzia os israelitas foram para a retaguarda de forma que a nuvem escurecia o caminho dos egípcios e iluminava o caminho dos israelitas.
O Senhor emperrou as rodas dos carros egípcios e os fez andar com dificuldades de forma que não conseguiram escapar da fúria das águas quando estas voltaram ao normal. Assim, os oficiais de Faraó morreram todos afogados e derrotados no Mar Vermelho. Os israelitas, porém, concluíram a travessia do mar triunfantes, sabendo que um sonho de liberdade se tornava real pela mão do Senhor. E assim confiaram os israelitas no Senhor e em Moisés seu servo.

Atividades

1.      Para você, quais os três melhores momentos da travessia do Mar Vermelho?
  

2.  Por que os egípcios, que escravizaram os israelitas, deram-lhes ouro, prata e vestimentas?  

3.  Por que o fim da escravidão israelita foi diferente do fim da escravidão brasileira? 

4. Nos tempos bíblicos, era comum a prática da escravidão. Os israelitas sofreram severa opressão no Egito. Porém, as leis da escravidão mencionadas nos livros da Lei de Moisés levam em conta os direitos humanos. Dê exemplos de tratamento humanitário dos escravos no padrão bíblico (Ex. 21:1-8; Dt 23:15, 16; Dt 15:13, 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário